segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Pet Tags

Espero que este seja um post de utilidade pública! No Brasil, não temos o hábito de colocar plaquinhas de identificação nos nossos bichinhos. É muito mais comum vermos esse tipo de coisa em filmes americanos e é tão bonitinho, não é? Mas além de bonitinho, é utilitário. Algumas poucas informações (nome do Pet, telefone para contato e endereço) fazem toda a diferença em um momento de necessidade.

Thor com sua plaquinha
Plaquinhas de identificação são fáceis de encontrar em Pet Shops. Têm diferentes preços, modelos e tamanhos. A gravação das informações pode ser feita em joalherias ou chaveiros, e com um baixo custo, o seu bichinho tem segurança para um longo tempo. Se seu bichinho fugir ou se perder, essa pode ser a única chance de entrar em contato com o dono. Muitos bichinhos encontrados são abandonados ou acabam na zoonose. Ou ainda, uma outra família pode adotar seu bichinho achando que ele não tem casa.

A foto não ficou muito boa, mas foi o máximo que eu consegui com alguém que não para quieto...
Recentemente eu passei por uma situação dessas. Não de perder um bichinho, mas o oposto. Encontrei uma cadela na rua que tinha coleira, mas sem identificação. Espalhei cartazes por todo o bairro por vários dias e conversei com vários síndicos de prédios e nada de achar o dono da cadela. Passei muito tempo procurando e não podia ficar com ela até o dono resolver aparecer. No fim das contas, encontrei um lar permanente pra ela, mas que obviamente não era da sua família de origem. Ela está muito bem hoje, mas imagina como seria diferente se tivesse esse penduricalho pequenininho na coleira dela.


Se você quiser ter um custo ainda mais baixo, ou uma coisa provisória enquanto você não providencia o de metal (que é à prova de chuva e sujeira), você pode acessar o site da Martha Stewart e baixar um modelo de plaquinha neste link. No arquivo, você insere o nome do bichinho, imprime, plastifica com papel contact e prende à coleira dele com uma argolinha de chaveiro. Não tem desculpa pra não fazer, ok?