sábado, 16 de fevereiro de 2013

Torta de Morango

Hoje é o aniversário da minha mãe, e ao invés de bolo, ela me pediu pra fazer a torta preferida dela! Essa torta de morango é fácil de fazer porque não vai ao forno, não leva fermentos, não tem que fazer mágica com a massa nem nada. Essa época do ano não é a melhor do mundo pra fazer essa torta, eu fiz por uma ocasião especial mesmo. Pra quem não sabe, a melhor época é o inverno (principalmente julho e agosto), quando a safra é abundante. E isso se reflete diretamente nos preços que vemos no supermercado. Para fazer essa receita, comprei duas caixas de morangos por R$4,45 cada (ai meu bolso) e a oferta era muito baixa. É fácil encontrar morangos pequenos, às vezes estragados. Eu mesma tive que descartar alguns das bandejas, fazer o que. :(
Então, sem mais delongas, TORTA DE MORANGO:
Nível de dificuldade: mamão com açúcar.
Conhecimentos exigidos: se você sabe fazer brigadeiro, sabe fazer essa torta.

Para a massa:
  • 1 pacote de biscoito de maisena
  • 1/2 xícara de manteiga

Bata o biscoito de maisena no liquidificador (no modo pulsar) ou processador até esfarelar. Passe por uma peneira para fazer uma farofinha bem fininha.


Adicione o naco de manteiga e vá encorporando à farofa esfregando as mãos para esfarelar. Não aperte. A idéia é transformar a farofinha seca em uma farofinha úmida.


Vai ficar assim ó. Você sabe que está no ponto quando tiver parecido com uma paçoca. Ela é úmida o suficiente para se manter unida, mas você consegue desintegrá-la facilmente nas mãos.


Em um refratário, forma de fundo removível ou assadeira para quiche (como na foto), espalhe a farofinha e vá apertando até forrar todo o fundo e as laterais. Pode deixar bem apertadinho, com marquinhas de dedos mesmo. Assim:


Agora você deve colocar em forno pré-aquecido por 15 minutos. A receita que peguei na internet não diz a quantos graus o forno deve estar. Eu coloquei 160 e deu certo. Cuidado para não deixar tempo demais, é a única parte que pode melar toda a receita. Retire e deixe esfriar.

Para o recheio:
  • 700ml de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres de essência de baunilha
  • 4 colheres de amido de milho
  • 2 gemas peneiradas
PS. Não usei o creme de leite.


Coloque todos os ingredientes em uma vasilha ou na própria panela e misture bem com uma colher. Sugiro colocar primeiro a maisena e um pouco de leite. Dissolva bem a maisena e vá acrescentando o resto do leite. Aí então coloque os outros ingredientes e misture bem. A maisena é um ingrediente temperamental, você precisa tomar dois cuidados com ela: 1) Dissolvê-la sempre em líquidos frios e em temperatura ambiente. Ela não dissolve em líquidos quentes, coisas de química; e 2) Dissolvê-la aos poucos para não formar pelotinhas. Nada pior que achar pelotas indesejadas quando você vai comer alguma coisa...
Com tudo misturado, leve ao fogo por alguns minutos. O suficiente para a mistura de leite se transformar em um mingauzinho. Quem faz brigadeiro, sabe que o brigadeiro vai endurecendo conforme a temperatura aumenta. Isso não vai acontecer aqui por conta do leite, e é pra isso que serve a maisena. É importante que você não pare de mexer, porque leite quando ferve, sobe e quer dominar o mundo. Quando estiver cremoso, retire do fogo. Espere esfriar um pouco e derrame sobre o refratário onde está a massa.




Para a cobertura:
  • 2 caixas de morangos
  • Um pacote de gelatina de morango
Lave e corte os morangos no sentido do comprimento. Disponha-os na forma e leve à geladeira. É bom deixar algumas horas para o creme endurecer. Dissolva a gelatina em água conforme o fabricante e derrame mais ou menos um terço do conteúdo na forma, o necessário para cobrir toda a superfície. Deixe gelar até que a gelatina esteja firme. Aí já sabe né?


Eu não gostei dessa foto. Tiraria outra se tivesse sobrado algum vestígio da torta. ;) Enjoy!