quarta-feira, 15 de maio de 2013

Descoberta da aquarela

Hoje é dia de mostrar como entrei nessa vibe aquarela nos últimos meses. Lembra daqueles 2 dias em SP? Pois é. O culpado? Meu primo. Me chamou pra pintar aquarela como quem não quer nada e acabou me apresentando ao papel próprio pra esse tipo de pintura. Minhas experiências prévias com aquarela foram horríveis, ficava tudo horroroso, o papel enrugava, às vezes até rasgar, e eu nunca dei atenção especial ao "efeito aquarela". Tinha até alguma antipatia por ser tudo tão suave e aguado. Ok, nessa etapa eu tinha menos de 10 anos, tudo bem compreensível. Aos 16, quando fui pra Bariloche, comprei um conjuntinho de aquarela relativamente barato (33 pesos, mais ou menos 15 reais na época) da Crayola, aquela marca de materiais para crianças, para dar mais uma chance. O conjunto ficou parado por alguns anos (anos!) e só há pouco tempo resolvi experimentar algumas coisas. Até que fui bem sucedida, mas não morri de amores.
Em São Paulo, fui introduzida ao tal do novo papel (aos interessados, Britannia 300 g/m2) e vou te contar... que papel. Ele é mais espesso que um papel cartão e varia a composição de acordo com o tipo e marca, principalmente no quesito algodão. Então esse foi meu primeiro trabalhinho, o casal de "A Noiva Cadáver" de Tim Burton.

O desenho é feito em lápis 2B e a aquarela vem em seguida.



Primo misturando tons.

Primo fazendo uma meleca premeditada.

Resultado final.
Ele me deu duas folhas de presente (<3) já que não ia dar pra comprar o papel lá em São Paulo. Estava no fim do bloco, então trouxe comigo a embalagem para tentar achar na minha cidade. Não encontrei, então tive que usar um genérico "papel para aquarela" e não é que estamos nos dando bem? Um dos primeiros desenhos que fiz quando cheguei foi a Pipi Meia Longa, ó:

Lápis 2B. Um pouco escuro :(

Resultado final.

Original retirado da internet.
Vantagens de se pintar em aquarela:
  • Praticidade e rapidez: você consegue colorir uma imagem muito mais rápido do que se pintasse com lápis de cor, giz de cera ou canetinha.
  • Difícil de errar: Como é uma tinta completamente solúvel em água, se você borrar, pode colocar uma gota d`água sobre a mancha e limpar com lenço ou cotonete.
  • Dura muito: apesar de ser mais cara que outras tintas, a durabilidade é muito alta. Usando a tampa do estojo como paleta, você pode reutilizar qualquer manchinha de tinta que ficar por lá, basta acrescentar água. Isso também é bom para você não "perder" aquele tom maravilhoso que fez misturando várias cores.
  • Portabilidade (ficou parecendo coisa de celular, mas não achei uma palavra melhor :P): Dá pra levar um pequeno estojinho pra qualquer lugar, com possibilidades infinitas de combinações de cores. Muito melhor do que sair por aí com vários tubos de tinta que podem estourar na sua mochila.
Não sou expert no assunto, então não tenho nenhuma marca de aquarela para indicar. Na Holanda, é popular uma marca chamada Van Gogh (claro, duh) e é a única que eu conheço fora a Crayola, mas nunca usei. Mas quer saber? Acho que a criatividade não é muito exigente em se tratando de materiais. ;) Boa sorte!