quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Sobre Bicos de Pena








Como mencionei anteriormente, adquiri uma série de bicos de pena em minha viagem a Buenos Aires. Havia vários tipos à venda na Feira de Antiguidades, a maioria vinha embutida e fixa no suporte. Muitos deles com gravação da empresa a que serviam. Perguntei a um vendedor sobre a empresa, achando que ouviria uma grande história. Pobre criança. Nada ouvi.
Os bicos fixos em suportes eram mais caros, então optei pagar bem barato pelos avulsos em uma barraquinha. O vendedor mostrou uma caixa cheia deles. Precisei de paciência, espaço (para espalhá-los) e um olhar atento para escolher bicos diferentes sem correr o risco de trazer repetidos.
Fiquei maravilhada com a variedade de formatos e, principalmente, de fabricantes. Consegui reunir peças de pelo menos cinco países (com algum orgulho). Gostei muito das gravações dos bicos, então dei uma pesquisada na internet, com a esperança de ter encontrado alguma relíquia de organização secreta, que me daria pistas para encontrar um tesouro perdido. Para a minha tristeza, os nomes eram de meros fabricantes. Alguns deles existentes até hoje! São eles: Massag (não descobri se é um lugar ou fabricante), Alemanha (F. Soenneken Bonn, Rundschrift f, Heintze & Blanckertz), Estados Unidos, Inglaterra (London e Leonardt England) e LMSA (que certamente não é a Latino Medical Students Association). 
Teve um que estava até sujo de nanquim azul. Digo que objetos antigos não são só objetos. São histórias. Fico curiosa para saber a deles, será que haveria alguém vivo no mundo que pudesse me contar? :)