quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Carta para o eu de dez anos atrás


Já viram aquelas cartas que as pessoas escrevem para elas mesmas no passado né? O Hypeness tem umas bem interessantes. Aproveitei meu aniversário para fazer o mesmo, e o que a Sofia de 13 anos leria, seria:

E aí, moça?
Venho te trazer uma mensagem do futuro, de dez anos depois. O objetivo disso não é te dizer o caminho para o sucesso nem fazer você evitar alguns tropeços. A verdade é que não há objetivo nenhum, como sua atual mente cética está descobrindo agora. Primeiro tenho a dizer que você sentirá orgulho de si mesma daqui a alguns anos, que seus peitos irão crescer um pouco mais (eu disse um pouco) e que você será bonitinha. Aquele cabelo curto que agora pareceu impossível vai passar por um período de longuidez e voltar ao que você sempre quis, curto e sem química. A sua rebeldia sem motivo irá passar e você vai passar a dar mais valor para a família e amigos, coisas que realmente importam. Os tais estudos também vão sair dessa fase de declínio que, por mais que você negue, sabe que são importantes e que você consegue chegar a qualquer lugar se você se dedicar, essa é uma das lições mais valiosas que não estão escritas. Outra coisa, você não terá uma quitinete linda decorada com ícones de pop art aos 18 anos. Isso é coisa de Malhação.
Também usará roupas mais coloridas e fico feliz em dizer que as cores branco/preto/bege/verde catarro não serão as únicas do seu guarda roupas. E usará ainda os mesmos moletons velhos, meu deus! Verá que algumas coisas nunca mudam, por exemplo, você ainda é louca por tênis e não gosta quando essa liberdade boba lhe é privada. Mas seria bom lavar esse all star sujo de vez em quando ok? Tenha calma com o assunto “tatuagens”, você sabe que elas vão vir, então seja cuidadosa e não tenha pressa. Seu gosto mudou, mas muitos dos seus valores, não. Você será mais respeitosa com as crenças dos outros e quem sabe descobrirá a sua? Ou não... Ainda terá muito amor aos seus bichinhos de estimação e a arte ocupará uma parte importante da sua vida. Você vai aprender a cozinhar (finalmente!!) e terá grandes conquistas (infelizmente não pela loteria). Sua incrível habilidade de dormir vinte horas por dia irá sumir com o tempo e você vai ser mais tolerante com alimentos (exceto uva passa).
Fico feliz em dizer que você conseguiu manter contato com várias amizades importantes ao longo dos anos, outras não. Mas não fique chateada com isso. Comece desde já a valorizar as suas experiências, mesmo que elas não terminem como você havia planejado, porque isso será uma dificuldade daqui a alguns anos. Fico feliz em dizer que você desenvolveu vários interesses novos e continua com outros aparentemente intactos. Você verá coisas incríveis, terá sensações incríveis e posso te dizer que vai saber com certeza o que é o amor.

Você não morará mais na mesma casa, conhecerá outros círculos de amigos e a carreira que você escolheu para a sua vida não é nada do que você havia pensado, mas te fará muito feliz, mesmo que você esteja apenas dando os primeiros passos. Continue caprichando naquilo que você ama, porque as pessoas conseguem ver e valorizar isso em você. Tenha paciência, muita paciência. Tenha calma de tentar olhar as coisas sob vários pontos de vista e não entrar em pânico imediatamente quando alguma coisa dá errado ou surge algo que você não sabe lidar. Posso dizer que você se tornará uma pessoa mais calma (talvez mais ainda daqui a dez anos) e desenvolverá uma capacidade diferente de observar as situações e as pessoas. Hoje eu fico feliz por ver os caminhos que você tomou e tenho certeza que você sentirá orgulho da sua futura-eu, mesmo que não seja exatamente aquilo que você imaginou. No mais, não vejo nada que você precise mudar no rumo da sua vida, e nem cabe a mim fazer isso. Vai lá, viva, erre, acerte. Cada uma dessas coisinhas vai fazer de você quem você é.