quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Brinquedinho de gato



Depois de ver esse post do blog Morando Sozinha, minha cabeça teve um estalo. Olhei bem pra um dos brinquedos e percebi que tinha como fazer em casa só com os materiais que tinha, sem precisar comprar nada. A verdade é que muitos brinquedos de gato são extremamente superfaturados, em especial os importados. Nos EUA, por exemplo, são muito mais baratos. Melhor do que economizar, é fazer um rolinho que iria pro lixo virar um brinquedo bem legal. Eu frequentemente faço brinquedos pro meu gato, que ele enjoa super rápido. Diz minha amiga gateira que é porque ele já é um senhor. Mesmo assim não desisto! Precisei apenas de um rolo em que veio um banner dentro (você pode substituir por rolo de papel toalha, papel alumínio ou filme), cola, pincel, barbante, estilete e bolinha de ping pong (usei só uma mas fica mais legal usar mais).


Risquei uma marca com lápis, que será o buraco por onde a bolinha ficará à mostra para ele poder dar seus tapinhas.


Cortei com um estilete bem afiado.


Passei cola e comecei a enrolar o tubo com barbante colorido, e usei duas cores. É totalmente opcional, qualquer fio mais grosso serve.


Fica assim.


Depois é só cortar o excesso de franjinhas e passar cola para dar uma firmada. Como meu tubo era fechado, não precisei fazer tampa. Se você usar um rolo, faça um círculo de papel para tampar e antes disso, coloque as bolinhas de ping pong dentro. E aí está o resultado:


Esse tipo de brinquedo não é só um passa tempo. Também pode ser usado como enriquecimento ambiental, principalmente para bichinhos de apartamento que não têm muito contato com estímulos naturais como animais e plantas diversos. Você pode colocar algumas bolinhas de ração para ele rolar o tubinho e tentar comer, ou ainda um pouquinho de catnip (erva de gato) para despertar o interesse do bichinho. Existe um livro bem legal que eu quase comprei várias vezes (mesmo quando não tinha gato) chamado "50 jogos e brincadeiras para o seu gato", que é repleto de idéias interessantes para fazer com material reciclável. Eu particularmente só vejo vantagens nisso: economizar dinheiro e recursos, e ainda se divertir no processo.

Se você quiser aprender a fazer outro brinquedinho para o seu gato, clique aqui.
Minha amiga Luísa ensina a fazer uma fonte para gatos no blog dela aqui.